Robótica Educacional - Torneio de Drones

Robótica educacional é o termo utilizado para caracterizar o ambiente de aprendizagem que reúne materiais de sucata ou kits de montagem compostos por peças diversas, motores e sensores, controláveis por computador e softwares que permitam programar de alguma forma o funcionamento dos modelos montados, aumentando o interesse e a criatividade dos alunos e integrando diversas disciplinas no processo.

 

Nesse tipo de atividade, o aluno vivencia na prática, através da construção de maquetes e robôs controlados por computador, conceitos estudados nas diversas disciplinas lecionadas em sala de aula.

 

Trata-se de uma atividade lúdica e desafiadora, que une aprendizado e prática, além disso, valoriza o trabalho em grupo, a cooperação, planejamento, pesquisa, tomada de decisões, definição de ações e promove o diálogo e o respeito entre as diferentes opiniões.

 

A robótica educacional envolve um processo de motivação, colaboração, construção e reconstrução e utiliza-se dos conceitos de diversas disciplinas para a construção de modelos tecnológicos, levando os alunos a uma rica vivência interdisciplinar.

 

O projeto busca estabelecer 10 turmas no DF, aplicando toda teoria e prática de robótica e formando times para competição de Drone (veículo aéreo não tripulado e controlado remotamente que pode realizar inúmeras tarefas).

 

O projeto mantém o laboratório montado na escola participante para criação e treino dos alunos para a competição e, ao término do projeto, fazse uma atividade na Escola Parque de Ceilândia com uma competição de Drone entre as turmas, e assim, torna-se referência para expandir sua área de atuação visando popularizar-se e alcançar outras escolas do DF.