AUDAZES - Escola de Esportes Radicais

 

 

 

Os esportes radicais são hoje uma realidade presente no meio esportivo e na sociedade.

 

Fruto de um grande crescimento e desenvolvimento ocorrido principalmente nas últimas três décadas, a busca por ambientes naturais e artificiais para realização dessas práticas de interação com a natureza, qualidade de vida, atividades alternativas e aventura, tem crescido exponencialmente a cada ano.

 

Visando o fomento ao esporte, lazer, cultura e cidadania, iniciamos o Projeto AUDAZE’S, a 1º Escola de Esportes Radicais, que objetiva-se em formar novos atletas (profissionais e amadores), e esportistas nas práticas do Skate, BMX, In Line, Slackline, Escalada e etc.

 

Em nossas instituições escolares, ainda persiste uma cultura esportiva que supervaloriza a técnica e vivências relacionadas apenas aos esportes considerados clássicos e/ou tradicionais como: futebol/futsal, basquete, handebol, vôlei e atletismo.

 

Com isso, as atividades de aventura têm sido representadas no conteúdo de ensino da educação física quase sempre como um apêndice recreativo e de lazer, o que contribui para uma relativa “marginalização” destas atividades por parte da escola, em contraponto, há um interesse crescente dos alunos pela prática destas atividades fora do ambiente acadêmico, que em sua grande maioria, são ambientes inadequados e que não proporcionam estruturas suficientes para segurança e formação profissional.

 

Os esportes radicais, podem e devem ser ensinados com finalidade pedagógica, visto que a atividade física e a qualidade de vida são os elementos centrais dessa cultura, sem fazer distinção de gênero, altura, força ou de habilidades específicas.